10 filmes para quem curte Relações Internacionais e Diplomacia

O cinema é um canal de conhecimento eficaz para dialogar, de forma lúdica, com diferentes temas sociais, políticos, econômicos e outros assuntos de relevância mundial. Com isso, a temática das Relações Internacionais e Diplomacia não poderia ser diferente – são tantos acontecimentos ao longo da história mundial que os roteiros acabam tendo uma fonte inesgotável para explorar em vários relatos.

Pensando nisso, o Instituto Global Attitude reuniu 10 filmes atuais voltados às relações internacionais, os quais vão além de guerras e espionagem. Confira:

1. The Post – A Guerra Secreta
A trama é envolvida pelo vazamento de documentos altamente sigilosos sobre as ações do governo americano durante a Guerra do Vietnã. Dois jornais se deparam com informações valiosas, mas lutam para garantir a liberdade de expressão contra um governo que busca encobrir todos os fracassos da operação. Vale lembrar que o filme ainda está nos cinemas.

 

2. Boa Noite e Boa Sorte
Um jornalista do programa 60 Minutes passa a revelar táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy durante sua caça aos supostos comunistas. A trama retrata o confronto público que se iniciou com este ocorrido, trazendo grandes consequências à TV.

 

3. Valsa com Bashir
A obra israelense mescla animação com documentário, contando as lembranças de veteranos durante o massacre de palestinos durante a Primeira Guerra do Líbano, com a participação do exército de Israel, em 1982. Neste filme, o diretor busca fazer uma reflexão sobre o impacto da guerra nas gerações seguintes do Oriente Médio, culpando todos os lados participantes.

 

4. A Informante
Filme relata um dos maiores escândalos que envolveram a ONU, durante guerra na Bósnia. No período pós-guerra, uma policial americana descobre uma rede de corrupção, encobrimento e diplomacias de duplo sentido envolvendo membros das forças de paz da ONU.

 

5. 118 Dias
Um jornalista iraniano que vive em Londres retorna ao seu país natal para cobrir as eleições presidenciais de 2009, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad é reeleito sob suspeita de fraudes. Por registrar um momento de repressão da população e veicular para o mundo, o protagonista é preso e torturado para confessar que fazia parte de uma conspiração ocidental. Com humor, o filme retrata o isolamento do Irã em relação ao Ocidente e a repressão imposta pelo governo.

 

6. Argo
Também abordando a política iraniana, o filme se passa durante a ascensão do aiatolá Khomeini ao poder e a concessão de asilo político ao antigo xá pelos Estados Unidos, gerando protestos contra os americanos em Teerã, pois o ato mostrava apoio ao governo de opressão do antigo governante iraniano. A trama envolve a criação de uma estratégia para retirar do país seis diplomatas americanos por meio da produção de um filme falso, que seria gravado nas paisagens desérticas do país. Importante analisar a política externa dos EUA neste filme.

 

7. O Último Rei da Escócia
Um médico escocês vai a Uganda em busca de aventuras e acaba conquistando o interesse do líder recém-empossado do pais, Idi Amin Dada, que logo se mostraria um dos ditadores mais sanguinários da história. Atuando como médico particular de Amin, o protagonista testemunha atos assustadores do círculo interno do governo ugandês.

 

8. Persépolis
Baseado no romance gráfico autobiográfico de mesmo nome, a animação relata a vida de uma jovem iraniana na década de 70, a qual testemunha a queda do xá e seu regime brutal e o início da República Islâmica, obrigando-a a se vestir e agir de acordo com as novas leis impostas. Tendo que passar a usar o véu, a protagonista se torna uma revolucionária.

 

9. Leões e Cordeiros
Filme relata diferentes situações de cidadãos americanos durante a guerra no Afeganistão que se interconectam: uma jornalista, um professor e seu aluno e dois soldados alocados no país em questão. Os três nichos retratam três debates sobre o papel e responsabilidade da imprensa, do governo e da população nas ações tomadas pelos Estados Unidos nesta guerra, relatando as visões opostas que se deram em cada área naquela época.

 

10. Decisão de Risco
O filme mostra o conflito entre o lado militar e político da Inglaterra sobre como agir causando o mínimo de danos colaterais quando três terroristas se reúnem em Nairobi, no Quênia. A trama destaca a evolução tecnológica usada para a resolução de conflitos, como o emprego de drones para reduzir riscos e falha humana e a facilidade das atuais comunicações que não exigem que as pessoas estejam no mesmo local.