18 filmes que abordam diplomacia e relações internacionais

Literatura e cinema são interessantes canais de conhecimento e informação, que dialogam de forma leve e lúdica com diferentes temas de relevância mundial, dos clássicos “política” e “economia” até nichos mais específicos como “diplomacia” e “relações internacionais”.

Pensando em quais filmes seriam exibidos, caso a política externa tivesse um festival de cinema só seu, o professor americano de Relações Internacionais da Universidade de Harvard Stephen Walt, publicou no site da revista “Foreign Policy” uma lista de produções que vão além da guerra, da espionagem e das propagandas ostensivas, como “Triumph des Willens” (“Triunfo da Vontade”, 1935) ou “Prelude to War” (“Prelúdio de uma Guerra”, 1924), e explicam os porquês dos conflitos.

1. Casablanca (Casablanca, 1942)
Apesar de não ser um filme de guerra e, por isso, não trazer cenas de batalha, este clássico aborda temas como política e resistência.

2. Dr. Strangelove ( Dr. Strangelove, 1964 )
Um filme de guerra (muito embora a guerra descrita aqui não vá durar muito tempo). Aqui, Kubrick satiriza de forma hilariante toda a mentalidade da Guerra Fria.

3. The Great Dictator (O Grande Ditador, 1940)
Lançado ainda em 1940, esta peça aborda o anti-semitismo em um momento em que muitas outras instituições ainda o estavam ignorando.

4. Gandhi (Gandhi, 1982) e A Passage to India (Passagem para a Índia, 1984)  –  Empate
Tudo que você sempre quis saber sobre o colonialismo e o choque inevitável de culturas que ela produz.

5. Fail Safe (Limite de Segurança, 1964)
Um dos melhores filmes sobre a Guerra Fria.

6. Wag the Dog (Mera Coincidência, 1997)
Em vez de invadir Granada ou disparar mísseis no Sudão, aqui a Casa Branca contrata um produtor de Hollywood para inventar uma guerra totalmente fictícia.

7. Judgment at Nuremberg (Julgamento em Nuremberg, 1961)
Não apenas um filme emocionante, mas também um filme sobre um evento histórico. Alguém poderia argumentar que esta é uma das primeiras produções modernas que abordam os direitos humanos.

8. Syriana (Syriana, 2005)
Um retrato emocionante sobre a interação de empresas de petróleo, grandes política de poder, milícias locais, e a tensão entre modernidade e tradição no Oriente Médio.

9. Independence Day (Independence Day, 1996)
Vemos em ação teoria de balança de poder: uma ameaça externa (naves alienígenas gigantes), faz com que o mundo una forças contra o inimigo comum.

10. Meeting Venus (Encontro com Venus, 1991)
Indo além do romance, este filme diz muito sobre ambientalismo, sindicatos europeus, o legado histórico de Trotsky-Stalin, e a política emaranhada da União Europeia.

O sucesso da lista incentivou o professor Daniel Drezner, outro especialista em política internacional, a desenvolver sua próprias lista. Confira:

1. The Lion in Winter (1967)
2. Children of Men (2007)
3. The Day After (1983)
4. The Americanization of Emily (1964)
5. Conspiracy (2001)
6. Y Tu Mamá También (2001)
7. Seven Days in May (1964)
8. Burnt By the Sun (1994)
9 . Dr. Strangelove
10. Casablanca.