Diplomacia Civil forma delegação para maiores fóruns de Paz e Sociedade Civil

O programa Diplomacia Civil reservou uma lista de fóruns de alta relevância na agenda internacional para enviar delegações no segundo semestre. Agora, estão abertas as inscrições para participar de dois eventos de alto nível de discussões: UN Civil Society Conference, realizado em Salt Lake City (EUA) no mês de agosto, e o World Summit of Nobel Peace Laureates, que acontece a cada dois anos, com foco em discussões de paz e nos vencedores do Prêmio Nobel.

Candidatos devem ter entre 18 e 35 anos – podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação – e preencher o formulário online, disponível na aba inscrições.

As delegações terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados antes do evento.

Conheça os fóruns
Maior encontro anual de membros da sociedade civil, a UN Civil Society Conference reúne mais de 3 mil representantes do alto-escalão da ONU, organizações da sociedade civil, formadores de opinião e mídia internacional para discutir questões de impacto global.

O fórum foca, principalmente, no debate sobre mudança climática, direitos humanos, saúde global, sustentabilidade e voluntariado, visando intensificar as grandes realizações já conquistadas pela participação social em diversos debates da ONU. Este ano, o UNCSC se debruçará sobre o tema “Construindo cidades e comunidades inclusivas e sustentáveis”, realizado de 24 a 30 de agosto, em Salt Lake City, EUA.

Um dos fóruns mais reconhecidos internacionalmente, o World Summit of Nobel Peace Laureates busca construir a paz e promover a reconciliação mundial. A edição deste ano celebra 20 anos e será realizada de 17 a 23 de setembro na cidade de Mérida, centro da cultura Maia no México. O tema será “Deixe a sua marca para a Paz”, abordando o envolvimento do país mexicano no processo de construção da paz mundial.

O evento reúne mais de 18 mil participantes, entre líderes mundiais, vencedores do Prêmio Nobel e integrantes da sociedade civil e de organizações internacionais. Até então, 21 Nobels da Paz confirmaram presença, entre eles o ex-presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos;  a primeira jurista do Irã, Shirin Ebadi; a ativista pelos direitos das crianças na Índia, Kailash Satyarthi; e a guatemalteca que se dedica à promoção dos direitos indígenas, Rigoberta Menchu Tum.

Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos fóruns até o dia 23 de junho, às 23h59 (horário de Brasília), preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo (desenvolvido durante a preparação para a viagem).

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, kit do delegado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes.