Empresas buscam profissionais preparados para a Quarta Revolução Industrial. Confira diplomas mais buscados

Quando o assunto é mercado de trabalho, acreditamos que quanto mais se estuda, maior será a vantagem na seleção para uma vaga. Uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Faculdades e Empregadores (NACE na sigla em inglês), porém, aponta o contrário em certos casos, principalmente em áreas voltadas à tecnologia e ciências exatas.

O resultado mostrou quais diplomas e quanto de estudo seriam necessários para conseguir aquele emprego dos sonhos. Entrevistando cerca de 200 companhias americanas, NACE perguntou quais as formações mais procuradas quando uma vaga é aberta – e engana-se quem pensa que níveis superiores a um bacharelado são tão requisitados.

Bacharelados em contabilidade, finança ou negócios são de alto valor, mas uma pós-graduação ou até mestrado nestas áreas já não têm tanta demanda. Ciência da computação, porém, indica que quanto mais estudos melhor. No ranking delimitado pela associação, ter um diploma de bacharelado nesta área fica em segundo lugar entre os mais requisitados em uma empresa, para pós-graduação a colocação pula para primeiro e, para doutorado, volta ao segundo lugar.

Os estudos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês)  são os grandes vencedores dos rankings, mostrando o crescimento da necessidade das empresas em ter funcionários que consigam se adaptar a uma iminente Quarta Revolução Industrial (economia com forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade de pessoas, onde o valor central é a informação e as diferenças entre homens e máquinas já não são tão grandes).

Graduados nas ciências sociais e humanas, porém, não devem se desesperar e começar a pensar em mudar de área. Ainda que não tenha entrado no “top10”, segundo a NACE, 40 das 201 empresas entrevistadas disseram estar contratando formados em comunicação, enquanto outras 33 estavam em busca de graduados em economia. No entanto, formação em literatura e linguagens apresentou mais dificuldades, segundo o estudo, apontando que apenas oito empregadores estavam interessados nesta área.
Confira os rankings para cada nível superior:

Bacharelado

Captura de Tela 2016-03-17 às 14.23.34

Mestrado

Captura de Tela 2016-03-17 às 14.29.53

Doutorado

Captura de Tela 2016-03-17 às 14.36.06

Brasil no caminho certo?

Uma pesquisa feita pela consultora de gestão e tecnologia, Accenture, traçou o perfil das profissões mais procuradas pelos jovens na atualidade. O estudo alcança os jovens brasileiros, os quais a maioria (60%) mostrou ter a ambição de alcançar cargos altos nas empresas, como Diretor de TI (24%), Diretor de operações (20%) e Diretor executivo (18%).

As profissões mais buscadas pelos brasileiros entram em harmonia com o desejo das empresas em dar partida na Quarta Revolução Industrial. Veja o ranking abaixo:

areasbrasileirosjovens