Conferência no Reino Unido debate agenda brasileira com Jungmann, Haddad, Barroso, Kátia Abreu e outros

Acontece no próximo mês a quarta edição do Brazil Forum UK, conferência anual organizada por estudantes brasileiros baseados no Reino Unido, cujo objetivo é debater a situação atual do Brasil. Este ano, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de maio, reunindo personalidades da política, academia e sociedade civil para discutir questões voltadas ao tema “Diálogos para uma Agenda Construtiva”.

O evento promove painéis focados em Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Justiça, Segurança Pública, Mídia e Fake News, Democracia, Economia e Empreendedorismo, todos compostos por panelistas de correntes ideológicas múltiplas, a fim de tornar o debate ainda mais plural. Exemplo disso é a mesa do meio ambiente, que contará com duas candidatas à vice-presidência com ideias bem distintas: Kátia Abreu e Sonia Guajajara.

Entre os outros participantes já confirmados estão políticos como o ex-candidato à presidência, Fernando Haddad, o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além da ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Castro, e do ex-Ministro de Segurança Pública Raul Jungmann.

Já na área de mídia, compõem os painéis a jornalista da Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello, e a criadora da agência de fact-checking Lupa, Cristina Tardáguila. Outros confirmados são o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o senador Cid Gomes, a economista e advogada Elena Landau, o sócio-diretor do Mattos Filho advogados José Carneiro de Queiroz, a economista e gerente do BNDES Lavinia Barros de Castro e o presidente da Fundação Renova Roberto Waack.

“Trazendo tanta gente importante da sociedade brasileira para debater temas tão cruciais, a nossa ideia é, através do diálogo, justamente, construir pontes entre diferentes setores da sociedade para um debate saudável sobre o futuro do Brasil. Essa é uma oportunidade única de unir em um só espaço distintos pontos de vista diante de uma audiência global no Reino Unido interessada em entender um pouco mais sobre o nosso país”, disseram em um comunicado os 35 estudantes brasileiros que organizam a conferência voluntariamente.

A conferência é realizada na London School of Economics (LSE) e na Universidade de Oxford. As inscrições já estão abertas.