Delegação representa Diplomacia Civil no maior fórum da ONU para sociedade civil. Conheça selecionados

Na próxima semana, seis jovens brasileiros representarão o Diplomacia Civil no maior encontro anual de membros da sociedade civil, a UN Civil Society Conference. O evento acontece de 24 a 30 de agosto, em Salt Lake City, EUA, e pretende reunir mais de três mil representantes do alto-escalão da ONU, organizações da sociedade civil, formadores de opinião e mídia internacional para discutir questões de impacto global.

A edição deste ano se debruçará sobre o tema “Construindo cidades e comunidades inclusivas e sustentáveis”, debatendo sobre mudança climática, direitos humanos, saúde global, sustentabilidade e voluntariado, com destaque para as grandes realizações já conquistadas pela participação social em diversos debates da ONU.

Como parte do processo preparatório para a viagem, os delegados passaram por cinco Diplo.Labs (workshops) e estão desenvolvendo artigos, com temas voltados ao assunto do fórum – sugeridos por eles mesmos -, com orientação de um professor especialista. Já em Salt Lake City, a delegação contará, além das palestras e debates do evento, com agenda exclusiva de reuniões e encontros com líderes e especialistas, promovidos pela coordenação do Diplomacia Civil.

Saiba mais sobre os delegados:

Beatriz Torres é graduanda em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo cursado um ano de intercâmbio acadêmico na Université de Bordeaux, na França, com ênfase em Direito e Economia Europeia, através de bolsa do programa Erasmus Mundus. É também graduanda em Comércio Exterior da Universidade IBMR. Estagiou na Diretoria de Relações Internacionais da UFRJ na área de Acordos Acadêmicos Internacionais e foi diretora de Marketing da Empresa Jr. PROGED UFRJ, ajudando a desenvolver projetos de planejamento estratégico para empresas. Desenvolve pesquisa na área de Estudos Migratórios Europeus, com ênfase na relação França e países terceiros, sendo esta apresentada na 10ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) da UFRJ .

Brenda Condado de Moraes é graduada em Relações Internacionais e Economia pela Faculdade de Campinas – FACAMP. Durante a graduação foi premiada como melhor delegada de simulações de comitês da ONU – FAMUN e foi selecionada para o Programa Internacional da União Europeia, cursando na UIW e Goethe University e realizando visitas institucionais e técnicas no Conselho e Parlamento Europeu, no Euro-instituto, na Bolsa de Valores alemã, no Banco Federal da Alemanha, e ainda em algumas empresas do Parque Tecnológico de Heidelberg, como a Huber e a Koehler Papermill. Cursou, ainda, Direito Internacional Humanitário na EsPCEx e como voluntária liderou Projetos na Enactus, time de empreendedorismo social. Atua na área de e-commerce em meio de pagamento em sinergia com parceiros do grupo Itaú-Unibanco.

Itânio Mariano é graduando em Relações Internacionais pela Universidade de Mogi das Cruzes através do ProUni. Estudou a vida toda em escola pública, tendo cursado o Fundamental II e Médio na E.E Dr. Deodato Wertheimer, onde também foi Presidente do Grêmio Estudantil por quatro anos. Foi Jovem Vereador pelo Parlamento Estudantil da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em 2015, ano em que também integrou o CACS-Fundeb do município. Em 2016 se tornou o primeiro Jovem Prefeito de Mogi das Cruzes e, no início de 2017, foi eleito para o Conselho Municipal de Juventude. Em conjunto com um grupo de jovens lançou o movimento Juventude Cidadã e faz parte da turma de Jovens RAPS 2017 (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). É, ainda, Embaixador do maior portal de educação política do Brasil, o Politize. Recentemente, foi selecionado para compor a nova turma de alunos do RenovaBR.

Júlia Coimbra é bacharela em Direito pela faculdade IBMEC, unidade de Belo Horizonte/MG, e se engaja em questões voltadas ao direito internacional. É advogada, analista profiler, poliglota e escritora. Desde cedo interessou-se por causas sociais e exerceu o cargo de Diretora de Serviços à Comunidade do Interact Club em sua adolescência. Dedicou-se, ainda, às artes, cultura e conhecimento em geral, estudando marketing digital, empreendedorismo, investimentos, violão e canto. Teve passagens por órgãos públicos (MP, JF), onde estagiou na área do Direito Penal, e tem se especializado em Compliance, tema de sua tese de conclusão de curso. Possui alto conhecimento pessoal e profissional, desenvolvido em processo de coaching, e deseja empenhar-se, cada vez mais, em projetos voltados ao encorajamento das lideranças jovens. 

Paola Ticom é graduanda de Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília. Atualmente, trabalha na Embaixada da Palestina no Brasil, uma oportunidade onde é possível aprender diariamente a importância e o papel transformador do internacionalista na vida daqueles que precisam de suporte e atenção humanizada. Sempre interessada pelas pautas sociais, políticas e ambientais, é voluntária em diversas ações, como na comunidade agroecológica do Bem Viver e arrecada doações para projetos sociais de Brasília. Em 2018, estudou francês no Centre CLL de Louvain-la-Neuve na Bélgica, onde ao mesmo tempo pôde participar do programa Au Pair World. Esse contato com estudantes de diversos países e suas culturas aumentou ainda mais sua paixão pelo mundo e sua vontade de ser uma agente transformadora de realidades.

Sarah Darcie é graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP e especializada em Gestão de Projetos Sociais pela Ink Inspira e Advocacy e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. Estudou na universidade Sciences Po, em Paris, com foco em questões de desenvolvimento, gênero e sustentabilidade. Durante a graduação, participou ativamente da empresa júnior de RI da PUC, a Prisma Consultoria Internacional, como consultora e, posteriormente, como Gerente de Projetos. Dentre os trabalhos voluntários exercidos, o mais marcante foi pela Sciences Po Refugee Help, onde atuou como líder de atividades para integração social de refugiados em território francês. Atualmente, realiza a gestão e execução de projetos na ASID Brasil, organização que atua pela inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, alinhada aos ODS. Trabalha com projetos de desenvolvimento de território, voluntariado corporativo e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, bem como com assessoria de gestão para instituições do terceiro setor. 

Acompanhe nossas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram) para ver tudo o que os delegados estarão vivenciando no fórum.