Dia Internacional da Juventude terá roda de conversa sobre Agenda 2030

Em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no mês de agosto, a ONU Brasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promovem nesta segunda-feira (15) uma roda de conversa composta por jovens brasileiros de variados perfis sociais e altos dirigentes da ONU.

Com o tema “Juventude, Esporte e Desenvolvimento: Rota para 2030”, os participantes discutirão os principais desafios e oportunidades, segundo a perspectiva da juventude, para o alcance dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento é composto por jovens e lideranças de articulações e redes que trabalham com questões como juventude negra, LGBTI, vivendo com HIV-Aids, com deficiência, comunidades tradicionais, afro-religiosas, indígenas e de refugiados. Jovens da comunidade de Manguinhos e outras comunidades cariocas também estarão presentes.

Entre os convidados está o enviado especial do secretário-geral da ONU para Juventude, Ahmad Alhendawi; o assessor especial do secretário-geral da ONU para o Esporte, o Desenvolvimento e a Paz, Wilfried Lemke; o coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic; o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; e o representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Jaime Nadal. Além deles, o diretor do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis, também participará do evento.

“Propomos à ONU que reforce o debate político sobre a juventude, incentivando cada vez mais a garantia de direitos dessa parcela da população, bem como a criação de uma rede de jovens parlamentares e políticos com menos de 35 anos para debaterem políticas de juventude com mais propriedade e ampla representação na legislação política dos países para que possamos trabalhar no desenvolvimento de prioridades para só assim alcançarmos a Agenda 2030. Somente com a participação das juventudes conseguiremos atingir as metas”, afirma em nota o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

A programação do dia conta, além das discussões, com apresentações dos grupos Dream Team do Passinho e Música na Calçada. O evento acontece a partir das 14h no Campus de Manguinhos da Fiocruz e, apesar de ser restrito a convidados, terá transmissão ao vivo pela internet através dos links abaixo:

Site do UNFPA: www.unfpa.org.br
Site da ONU: https://nacoesunidas.org
www.youtube.com/ONUBrasilOficial
www.facebook.com/ONUBrasil