Diplomacia Civil busca jovens interessados em comércio e economia mundial para compor delegações

Diplomacia Civil abre as inscrições para suas delegações do mês de outubro. Se você se interessa por debates voltados às inovações do comércio mundial, crescimento inclusivo, combate à pobreza e economia internacional, esta é sua oportunidade de se tornar um dos nossos jovens delegados. Selecionados irão participar do WTO Public Forum 2019, em Genebra, Suíça, ou do Annual Meetings 2019, em Washington, Estados Unidos.

Candidatos devem ter entre 18 e 35 anos – podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação – e preencher o formulário online, disponível na aba inscrições.

As delegações terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados antes do evento.

Conheça os fóruns
Evento anual da Organização Mundial do Comércio (OMC), o WTO Public Forum serve como plataforma de discussão sobre os últimos desenvolvimentos no comércio mundial, propondo meios de melhorar o sistema comercial multilateral. O evento atrai mais de 1.500 representantes da sociedade civil, empresas, academia, mídia, governos, parlamentares e organizações inter-governamentais. A edição deste ano acontece de 6 a 13 de outubro e se debruçará sobre o tema “Avanços no Mercado: adaptando-se a um mundo em mudança”, também discutindo outros assuntos como “serviços: a próxima fronteira do mercado”, o que Millennials e a Geração Z querem ver no comércio mundial e o fortalecimento do sistema de comércio.

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O Annual Meetings, por sua vez, é o principal evento do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para discutir os progressos das duas organizações ao longo do ano, além de debater sobre questões políticas e monetárias internacionais, crescimento inclusivo, mercado financeiro e aprovar resoluções correspondentes para a implementação de novas políticas financeiras. Ao fim do encontro, é emitido o Final Communiqué. Este ano o fórum acontece de 13 a 21 de outubro e espera receber 13 mil participantes, entre eles o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, ministros das Finanças de todo o mundo, representantes de governos, da sociedade civil e de outras organizações internacionais como OCDE e OMC.

Foto: Divulgação

Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos eventos até o dia 29 de julho, às 23h59 (horário de Brasília), preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo (desenvolvido durante a preparação para a viagem).

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, kit do delegado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes.