Ex-participante do Diplomacia Civil é escolhido para iniciativa da ONU


Novos casos de sucesso comprovam que o Diplomacia Civil proporciona oportunidades extraordinárias de crescimento na carreira dos seus participantes.

Hoje vamos mostrar a história de Pedro Casali, estudante de engenharia de Santa Catarina que participou de dois programas do Diplomacia Civil: o European Development Days e o Habitat III, no ano de 2016.

Após uma participação ativa e proveitosa nos dois eventos globais, neste ano Pedro acaba de ser escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser integrante da Local Pathways Fellowship, uma rede formada por 50 jovens-líderes de vários países, com o objetivo de capacitar e empoderar jovens a implementarem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sua região.

Escolhido através de um processo seletivo da ONU que contou com análise de currículo e entrevista, Pedro foi selecionado juntamente com outro brasileiro para a Fellowship, que terá a duração de um ano. Dentre as atividades que irá desenvolver, estão estudos de caso sobre cidades, cursos on-line e discussões sobre os ODSs. Seu trabalho será levar um ou mais dos 17 ODSs para a sua ciade, Joinville.

Atuamente com 22 anos, Pedro é estudante de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na UFSC e está desde 2015 na França, onde estuda para obter dupla diplomação em Engenharia Elétrica no Institut National Polytechnique de Toulouse, orientado pelo professor Jean-Marie Farines. Em processo de finalização do seu estágio na França, em julho ele retorna ao Brasil para se dedicar à sua nova e motivante empreitada.

Em uma entrevista exclusiva, Pedro contou ao Instituto Global Attitude um pouco mais sobre a importância que os programas do Diplomacia Civil tiveram na construção da sua trajetória até chegar a essa grande conquista:

“Participar do programa Diplomacia Civil do Instituto Global Attitude foi, sem dúvida alguma, o grande diferencial para que eu pudesse entrar na Local Pathways Fellowship. Primeiramente, foi como delegado na UN Habitat III que conheci o programa da ONU e, também, pude conhecer o líder do projeto (com o qual debati a respeito da participação de jovens em governos locais). Neste momento, pude mostrar meus conhecimentos e minhas competências a ele, o que certamente contou para minha aprovação na Fellowship. Finalmente, foi como Delegado no European Development Days de 2016 que conheci, aprendi a respeito e me apaixonei pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), ouvindo de líderes de organizações internacionais e chefes de Estado a respeito de sua importância para o desenvolvimento mundial.”

 

Muito bem, Pedro! Excelente trabalho!

Confira, nas próximas semanas, mais histórias de sucesso de participantes do Diplomacia Civil.

Para ter a chance de participar dos próximos eventos globais, fique de olho na página do programa para mais inscrições abertas em breve!