Inscrições abertas: delegação para fórum da ONU na América Latina tem oportunidade de bolsa

Quando a América Latina e o Caribe se unem só pode dar coisa boa. Ainda mais se for para discutir estratégias de implementação da Agenda 2030. Em abril será realizada a terceira edição do Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, em Santiago, Chile, e é claro que o Diplomacia Civil não vai ficar de fora: estão abertas as inscrições para participar da nossa delegação, com oportunidade de bolsa para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Promovido pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (Cepal), o fórum foi criado durante sessão de 2016 no México, com o objetivo de dar seguimento e monitorar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas.

Já em sua terceira edição, o evento acontece na sede da Cepal, de 22 a 27 de abril, e tem como foco todos os países da região, reunindo representantes de Estado, setores privados, sociedade civil, bancos de desenvolvimento, órgãos subsidiários da própria Cepal, agências da ONU e blocos de integração regional.

Como participar
Está apto a participar da delegação todo brasileiro que tenha entre 18 e 35 anos, podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação. As inscrições são feitas por meio de formulário online até o dia 17 de fevereiro (domingo), às 23h59, e a seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo (desenvolvido durante a preparação para a viagem).

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil durante a viagem.

Bolsa Jovem Diplomacia Civil
Visando o engajamento da juventude brasileira no âmbito internacional, por meio de um processo que busca incluir a todas e todos, independente da origem regional, étnica ou de gênero, o Instituto Global Attitude lança a Bolsa Jovem Diplomacia Civil, benefício voltado à parcela da juventude considerada em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para este fórum, o Instituto oferece uma vaga para a bolsa, que cobrirá todos os custos do programa listados acima (o benefício, porém, não inclui gastos com alimentação e transporte local durante o período da viagem). Serão avaliadas pela coordenação do Instituto as condições socioeconômicas dos candidatos, bem como a excelência acadêmica e profissional.

Durante a inscrição online, o candidato que sinalizar o desejo de concorrer à bolsa deverá preencher questionário socioeconômico, disponível no mesmo formulário.

Para mais informações, acesse o edital do programa e da bolsa e a nossa página de perguntas frequentes.