Inscrições abertas: Diplomacia Civil busca delegados para fóruns sobre Agenda 2030 e direitos da mulher

O programa Diplomacia Civil encerra suas atividades do primeiro semestre de 2018 com o lançamento de mais duas delegações para fóruns internacionais. Buscamos candidatos para ir ao European Development Days e ao Forum on Science, Technology and Innovation on SDGs, ambos realizados de 3 a 8 de junho, em Bruxelas (Bélgica) e em Nova York (EUA), respectivamente. Inscrições são feitas online aqui.

Para se tornar elegível, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos, podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação. Para estas delegações, serão selecionados indivíduos interessados em assuntos voltados a questão de gênero, direitos da mulher e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os delegados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo Diplomacia Civil, e workshops preparatórios realizados antes do evento.

Sobre os fóruns
Realizado anualmente pela Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, o European Development Days (EDD) é o principal fórum europeu sobre cooperação e desenvolvimento internacional, reunindo mais de 6 mil participantes de 140 países. Este ano, o evento baseia-se no tema “Women and Girls at the Forefront of Sustainable Development: protect, empower, invest”, focando no comprometimento da União Europeia com a igualdade de gênero e empoderamento da mulher segundo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O EDD englobará as discussões desta edição em três temáticas, tomadas como prioridades para o contexto atual, sendo elas: assegurar a integridade física e psicológica de meninas e mulheres; promover os direitos e empoderamento econômico e social para meninas e mulheres; e fortalecer a voz e participação de meninas e mulheres.

Já o Forum on Science, Technology and Innovation for the Sustainable Development Goals (STI Forum), promovido pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA), passa por sua terceira edição este ano, servindo como plataforma de discussão sobre áreas temáticas para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Realizado em Nova York, o tema deste ano será “Science, Technology and Innovation for sustainable and resilient societies”, com foco nos ODS 6 (água potável e saneamento); 7 (energia limpa e acessível); 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis); e 15 (vida terrestre).

Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos dois eventos até o dia 29 de abril, às 23:59 (horário de Brasília), preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo (desenvolvido durante a preparação para a viagem).

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Fique de olho nos prazos e comece a sua inscrição agora. Estamos te esperando!

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes.