Inscrições abertas: pela primeira vez, Diplomacia Civil envia delegações para África e Oriente Médio

Buscando proporcionar novas experiências e formas de engajar a juventude brasileira na agenda internacional, o Diplomacia Civil está expandindo sua atuação e, pela primeira vez, irá aterrissar no Oriente Médio e no continente africano. O programa está com inscrições abertas para formar as delegações que participarão de dois fóruns com temáticas de grande relevância na atualidade: World Green Economy Summit 2019, realizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, com foco em economia sustentável, e The Nairobi Summit, que acontece em Nairobi, capital do Quênia, e busca debater os direitos das mulheres e sua saúde sexual.

Candidatos devem ter entre 18 e 35 anos – podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação – e preencher o formulário online, disponível na aba inscrições.

As delegações terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados antes do evento. Ainda como parte do processo de treinamento e preparação, cada delegado desenvolverá um artigo – com temática relevante à proposta do fórum -, sob supervisão de um orientador acadêmico.

Conheça os fóruns
O World Green Economy Summit (WGES) é um dos principais fóruns globais sobre economia verde. Organizado pela World Green Economy Organisation e pelo Dubai Electricity & Water Authority, o WGES 2019 acontece de 18 a 24 de outubro e busca debater desafios e avanços da economia e da agenda sustentável, segundo recomendações dos ODS e do plano de ações climáticas da ONU (COP).

A edição deste ano foca no tema “Tecnologias Inovadoras para a Economia Sustentável” e contará com a participação de líderes políticos, ministros, instituições financeiras públicas e privadas, organizações internacionais, especialistas em economia sustentável, acadêmicos e a sociedade civil. Entre eles, está confirmada a participação do ex-Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, e o representante do Grupo Shell no país, Ali Al Janabi.

O Nairobi Summit, por sua vez, é promovido pelo Fundo de População da ONU (UNFPA) e acontece entre os dias 10 e 15 de novembro. A conferência de alto nível reúne chefes de estado, ministros, organizações internacionais e da sociedade civil, jovens líderes, instituições financeiras e acadêmicos para mobilizar ações políticas e econômicas dedicadas ao alcance dos direitos da mulher e de sua saúde reprodutiva e sexual.

O evento marca os 25 anos da criação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD), quando 179 governos se reuniram no Cairo, Egito, e se comprometeram a adotar ações voltadas ao empoderamento de mulheres e meninas. Entre os compromissos está a disseminação de informações e serviços dedicados ao planejamento familiar, redução de mortes maternas evitáveis, combate à violência sexual e baseada em gênero e práticas prejudiciais contra mulheres e meninas.

Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos eventos até o dia 25 de agosto, às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta a trajetória profissional e pessoal, a motivação para participar do programa, nível de inglês e engajamento com temáticas relacionadas ao fórum.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, kit do delegado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes.