Inscrições abertas: seja um delegado do Diplomacia Civil para fóruns da ONU, Banco Mundial e FMI

O primeiro semestre de 2019 promete muitas oportunidades do Diplomacia Civil. Para o mês de abril, duas delegações irão participar do ECOSOC Youth Forum – evento do Conselho Econômico e Social da ONU focado na juventude e Agenda 2030 – e do Spring Meetings – organizado anualmente pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. Ambos serão realizados nos Estados Unidos: na sede da ONU, em Nova York, e do Banco Mundial, em Washington, respectivamente.

Estão aptos a se inscrever brasileiros que tenham entre 18 e 35 anos, podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação. Os candidatos devem preencher um formulário online de candidatura,disponível na aba inscrições.

As delegações terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops online de capacitação, realizados antes do evento.

Conheça a proposta dos fóruns e escolha aquele que mais se identifica:
O United Nations Economic and Social Council Youth (ECOSOC Youth Forum) é uma plataforma onde jovens de todo o mundo debatem e propõem ações para as políticas adotadas pela ONU. As sessões são acompanhadas por membros do alto-escalão da Organização, além de membros do setor empresarial e de ONGs internacionais. Os participantes são envolvidos em sessões de brainstorming, painéis interativos e discussões com líderes mundiais.

Realizada desde 2012, a conferência promove edições todos os anos na sede da ONU, em Nova York, oferecendo a oportunidade da juventude dar voz às suas opiniões, compartilhar ideias e pensar juntos em como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, o evento acontece entre 6 e 11 de abril.

O Spring Meetings, por sua vez, é realizado anualmente pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), focado no debate de questões da economia global, desenvolvimento internacional, mercados financeiros mundiais e no progresso das políticas adotadas pelas duas organizações durante o ano.

A edição de 2019 será realizada entre 8 e 15 de abril. Em paralelo, acontece ainda o Civil Society Policy Forum, evento que complementa o Spring Meetings por meio do debate entre funcionários do Banco Mundial e FMI e membros da sociedade civil, estando incluso na participação dos delegados do Diplomacia Civil.

Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos dois eventos até o dia 27 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília), preenchendo formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta o desempenho acadêmico do candidato, interesse pela temática abordada nos eventos e proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Fique de olho nos prazos e faça logo a sua inscrição!

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes.