Abertas as inscrições para as primeiras delegações do Diplomacia Civil de 2020

Os primeiros fóruns de 2020 terão como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 5 (Igualdade de Gênero) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Com o objetivo de discutir urbanização sustentável diante do acelerado crescimento das cidades, além da preocupação com os assentamentos humanos, o World Urban Forum será o primeiro fórum com a participação dos delegados do Diplomacia Civil. O evento bianual, que está em sua décima edição, acontecerá entre os dias 8 e 13 de fevereiro em Abu Dhabi

Na sequência, teremos a 64th Commission on the Status of Women, que comemora os 25 anos da Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. A revisão dos desafios e conquistas em relação para a realização da Agenda de Desenvolvimento Sustentável proposta para o evento acontecerá em Nova York, entre os dias 9 e 20 de março.

As inscrições para ambos os fóruns estarão abertas de 5 a 22 de dezembro de 2019. Os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos – podendo ser estudante, jovem profissional ou pesquisador, independente da área de formação – e preencher o formulário online, disponível na aba inscrições.

As delegações terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e com os Diplo.Labs – workshops online de capacitação, realizados antes do evento. Ainda como parte do processo de treinamento e preparação, cada delegado desenvolverá um artigo – com temática relevante à proposta do fórum -, sob supervisão de um orientador acadêmico.

Conheça os fóruns

World Urban Forum 

O World Urban Forum (WUF) foi estabelecido pelas Nações Unidas em 2001 com o objetivo de discutir uma das questões mais urgentes do mundo hoje: a acelerada urbanização e seus impactos nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. Realizado pelo UN Habitat, o fórum é uma plataforma bianual, aberta e inclusiva que promove diálogos de de alto nível com o objetivo de buscar resoluções para os desafios da urbanização sustentável.
O fórum possui os seguintes objetivos: 1) aumentar a conscientização acerca da sustentabilidade na urbanização entre investidores e constituintes, incluindo a sociedade civil; 2) desenvolver o conhecimento coletivo sobre desenvolvimento urbano sustentável através de debates e compartilhamento de boas práticas e políticas públicas; 3) promover colaboração e cooperação entre as diversas partes envolvidas com o avanço e a implementação da urbanização sustentável.
Em sua décima edição, a ser realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, de 8 a 13 de fevereiro de 2020, o tema a ser discutido será “Cities of Opportunities: Connecting Culture and Innovation”.
O tema será amplamente discutido em 6 sessões de diálogo que buscarão fazer um balanço das abordagens e práticas emergentes mais inovadoras que buscam aproveitar cultura e inovação como impulsionadores da urbanização sustentável e chegar a soluções que conectem urbanização, cultura e inovação como base para alcançar cidades e habitações mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. 
Os diálogos promoverão a sinergia entre tradição e modernidade, criando espaços de convergência para comunidades multiculturais e multigeracionais além de explorar o papel da cultura e da inovação na implementação da New Urban Agenda para o cumprimento das dimensões urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

Ficou interessado? Inscreva-se aqui!


64th Commission on the Status of Women


Estabelecida pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) em 1946, a Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês) é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e empoderamento feminino.
Todos os anos, o CSW promove uma sessão oficial para discutir a realidade das mulheres em todo o mundo, registrando os progressos e retrocessos e emitindo ao fim um relatório com recomendações voltadas ao cumprimento dos objetivos da Agenda 2030 relacionados à promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional.
O fórum reúne representantes de governo, agências da ONU, organizações da sociedade civil e organizações com status consultivo do ECOSOC.
Neste ano, o evento celebra os 25 anos da Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres e a adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. E, para marcar o Beijing+25, o foco principal do evento será revisar e avaliar a implementação do documento e os resultados da 23a sessão especial da Assembleia Geral, que ocorreu em 2000 e marcou os 5 anos da criação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.
A avaliação desses documentos visa identificar os desafios que afetam a implementação da Plataforma de Ação e apresentar as conquistas em relação à igualdade de gêneros e o empoderamento feminino e sua contribuição para a realização da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Esse você não perde a chance de ir de jeito nenhum? Então, se inscreve logo!


Como participar
Interessados devem se inscrever em um dos eventos preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta a trajetória profissional e pessoal, a motivação para participar do programa, nível de inglês e engajamento com temáticas relacionadas ao fórum.

O valor do programa inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, kit do delegado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Para mais informações, acesse a nossa página de perguntas frequentes e, se chegou até aqui, se inscreve lá na aba de inscrições que estamos te esperando!