Instituto Global Attitude participa da Global Peace Leadership Conference

Nos dias 12 e 13 de novembro, líderes políticos, religiosos e acadêmicos reuniram-se em Brasília para discutir os desafios da América Latina para a formação de líderes capazes de retirar o continente da crise econômica e política.

A Global Peace Leadership Conference 2015, organizada pela Global Peace Foundation Brasil, trouxe ao Brasil cinco ex-presidentes latinoamericanos para participar da discussão: Carlos Mesa e Jaime Paz Zamora, da Bolívia, Luis Alberto Lacalle, do Uruguai, Vinicio Cerezo, da Guatemala, e Nicolas Arditto, do Panamá. Entre estes convidados estava também Rodrigo Reis, fundador do Instituto Global Attitude.

 

gplc3

Rodrigo falou no painel de educação, direitos humanos e relações internacionais da conferência, que aconteceu na Câmara dos Deputados. Ao direcionar-se para o tema dos BRICS, Rodrigo afirmou que é preciso olhar para o bloco com uma visão além da economia.

Para ele, apesar de os países que compõem este grupo estarem passando por crises internas, o grupo ainda pode ter um papel importante na reorganização das relações internacionais rumo a uma estrutura mais plural e participativa. “O BRICS de hoje não é apenas um bloco centrado em uma cúpula anual, mas sim a cooperação regular em mais de 12 áreas, que vão desde a saúde, a agricultura, o conhecimento científico, aspectos acadêmicos e até culturais”, ressaltou.

A conferência trouxe outros 16 palestrantes a Brasília e foi encerrada com uma sessão solene no salão verde da Câmara dos Deputados, onde o Congresso Nacional reconheceu os esforços de paz da ONG Global Peace Foundation.