Jovens já podem se inscrever para fóruns em Paris e Washington

A partir de hoje, o programa Diplomacia Civil abre as inscrições para jovens brasileiros de até 30 anos que queiram participar de duas conferências internacionais: o Spring Meetings e o OECD Forum 2016. Ambos são oportunidades de representar o Brasil no debate de temáticas internacionais, além de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das organizações. Temas em foco vão desde o crescimento inclusivo e economia digital até migração e o futuro do trabalho.

Spring Meetings

O Spring Meetings é organizado anualmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Reunindo representantes governamentais, líderes da sociedade civil e acadêmicos, o evento acontece entre os dias 11 e 17 de abril em Washington, D.C., nos Estados Unidos. Os delegados brasileiros poderão participar de palestras, seminários e coletivas de imprensa que visam discutir o mercado financeiro e a economia global – além de eventos de networking com enviados de diversos países.

O OECD Forum 2016 acontece em Paris, na França. Inscrições para estudantes brasileiros já estão abertas (foto: OECD/divulgação)

O OECD Forum 2016 acontece em Paris, na França. Inscrições para estudantes brasileiros já estão abertas (foto: OECD/divulgação)

OECD Forum 2016

O evento, realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, acontece em Paris nos dias 31 de maio e 1º de junho. Sob o tema “Productive Economies, Inclusive Societies” (em português, “Economias Produtivas, Sociedades Inclusivas”), ele é uma oportunidade de debate entre governo, sociedade civil, terceiro setor e acadêmicos sobre como enfrentar os principais desafios globais. Dentre os assuntos destacados no site do evento estão o crescimento inclusivo, inovação e economia digital, colaboração internacional, migração e competências para o mercado de trabalho no futuro.

Como participar

Interessados em participar do processo seletivo do Diplomacia Civil precisam preencher um formulário no site – as inscrições fecham no dia 9 de março, às 18h. O programa está oferecendo 6 vagas para o Spring Meetings e 6 para o OECD Forum 2016. Como parte da seleção, os candidatos devem explicar sua motivação e sugerir um artigo que será desenvolvido durante a preparação para a viagem. Os jovens escolhidos também receberão cursos de capacitação sobre a história das organizações, políticas internacionais e inglês para negócios – tudo com o objetivo de potencializar o impacto positivo desses representantes tanto no exterior quanto de volta ao Brasil.