LoveUK: Novo projeto do Instituto Global Attitude percorre cidades do Brasil

Sucesso consolidado no México, o programa LoveUK Brasil, uma iniciativa do Instituto Global Attitude, aterrissa agora em terras brasileiras. Trabalhando em parceria com algumas das melhores escolas do Reino Unido, pertencentes ao Russell Group (a Ivy League britânica), o projeto auxilia de forma gratuita estudantes brasileiros a realizar o tão sonhado intercâmbio.

Estudantes participam de palestras do UK Universities Tour em Recife. Foto British Council

Estudantes participam de palestras do UK Universities Tour em Recife. Foto British Council

LoveUK percorreu três cidades brasileiras, Porto Alegre, Brasília e Recife, em fevereiro deste ano, para se apresentar ao país. O projeto participou do UK Universities Tour, evento que reúne representantes de algumas das melhores universidades britânicas para tirar dúvidas dos estudantes brasileiros sobre inscrições, opções de curso e estilo de vida, contando ainda com palestras de orientação sobre testes de proficiência em inglês e possibilidades de bolsas de estudo.

Contando com uma média de 400 a 700 estudantes participando do evento em cada cidade, o projeto já reúne boas expectativas, com previsão de enviar, ainda neste ano, estudantes interessados em fazer intercâmbio no Reino Unido.

Diretor do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis, participa do UK Universities Tour em Porto Alegre

Diretor do Instituto Global Attitude, Rodrigo Reis, participa do UK Universities Tour em Porto Alegre

“O objetivo da LoveUK Brasil é promover todo o potencial da educação e cultura britânica entre universitários brasileiros”, afirma Rodrigo Reis, diretor e fundador do Instituto Global Attitude. “A educação no Reino Unido combina séculos de tradição em educação de reis, chefes de estado, ministros, etc. O aspecto histórico e sólido, em termos de estar oferecendo ensino de qualidade, combinado com centros de pesquisa, inovação e criatividade são as grandes vantagens do projeto”, continua.

Em uma área onde intercambistas dão preferência ao Canadá e Estados Unidos para estudar – segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) -, a LoveUK chega para mostrar que o Reino Unido oferece universidades de alta qualidade, contando com centros de pesquisa e ensino inovadores, além da oferta de programas de curta duração (como cursos de inglês e de verão), graduação, mestrado e doutorado.

Estudantes participam do UK Universities Tour em Porto Alegre. Foto: British Council

Estudantes participam do UK Universities Tour em Porto Alegre. Foto: British Council

Como funciona?

Muito simples. O Instituto Global Attitude, através da LoveUK, participa de todo o processo de preparação para a viagem: do processo seletivo nas universidades à obtenção dos documentos para o ingresso no país, sem nenhum custo para o estudante.

“A iniciativa tem um impacto social muito grande. Promove a internacionalização da educação no Brasil e de seus jovens, auxilia na obtenção de bolsas e gerencia as bolsas que vêm de fora”, explica Rodrigo.

Atuando no México desde 2009, a LoveUK já enviou mais de 350 jovens latino-americanos ao Reino Unido. “Cerca de 30% dos estudantes latino-americanos tinham seus vistos negados ao tentar entrar no país, com a ajuda da LoveUK o índice caiu para 3%”, confirma Cahir Connoly, diretor da iniciativa no México, que afirma, ainda, que as universidades representadas pela LoveUK possuem bolsas para alunos estrangeiros. Outras, inclusive, possuem bolsas voltadas especificamente para latino-americanos.