Mob:Brasil promove imersão na Colômbia sobre negociações de paz e segurança

Jovens estudantes e profissionais, com mais de 18 anos, podem se candidatar ao programa “Negociações de Paz e Segurança – as Farc na Colômbia”, realizado na cidade de Bogotá, entre os dias 14 e 19 de julho. Promovido pelo Mob:Brasil, mais nova iniciativa do Instituto Global Attitude, a imersão foca no processo de paz mundial, apoiando-se nas consequências e resultados do recente acordo colombiano que pôs fim a um conflito armado que durou 50 anos.

A jornada oferece uma experiência balanceada entre conteúdo acadêmico e prático, onde os participantes poderão ter acesso à história do conflito armado colombiano, dos anos 1960 até os dias atuais; ver de perto como se deram as negociações para a paz; e conversar com especialistas sobre como tem sido a implementação do acordo.

Juntamente com a Universidad del Rosario, uma das 40 melhores universidades da América Latina (Times Higher Education) e detentora de um grupo de estudos voltado ao conflito armado colombiano, o pós-conflito e a construção da paz, o Mob:Brasil desenvolveu um programa personalizado para conectar os participantes a práticas inovadoras, aumentar sua rede de contatos e proporcionar uma experiência educacional integrada, com foco na prática.

Antes da viagem, os participantes contarão com três workshops preparatórios, incluindo Espanhol para Direito, o qual foca nos termos acadêmicos e técnicos do Direito. Já na Colômbia, a programação inclui palestras, debates e visitas dedicadas à temática principal, visitando assuntos como a perspectiva do governo e políticas para a consolidação da paz, o papel das vítimas no conflito armado, políticas de reintegração social, projetos étnicos de paz e resolução de conflitos como compromisso na construção de cidadanias. Programa oferece, ainda, programação turística para maior entendimento cultural do país.

Como participar
Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online. O programa é pago e inclui programação acadêmica e visitas técnicas, acomodação no campus da Universidad del Rosario, alimentação, transporte local, visita guiada a programas turísticos, seguro viagem, kit participante com camiseta, workshops preparatórios e um coordenador Mob:Brasil bilíngue.

O programa não inclui, porém, serviço de passagem aérea. O Mob:Brasil oferece este serviço à parte para aqueles que manifestarem interesse.

Mais informações podem ser encontradas no edital.