Modelo de Simulação da ONU da USP terá comitê dedicado à Cúpula dos BRICS

Estão abertas as inscrições para o Modelo de Simulação das Nações Unidas da Universidade de São Paulo (USPMUN), evento que busca trazer ao ambiente acadêmico as atuais discussões da agenda internacional, como segurança, comércio, direitos humanos e meio ambiente, por meio da simulação de comitês da ONU (como o Conselho de Segurança e o Conselho de Direitos Humanos). Evento será realizado de 5 a 8 de setembro, no campus de Economia da USP (FEA-USP), e as inscrições vão até este domingo (28).

Durante a simulação, estudantes de ensino superior, vindos de todo Brasil e resto do mundo, representarão países ou personalidades da organização a fim de defender seus interesses, estimulando-os a praticar habilidades de negociação, solução de controvérsias e oratória. O evento é preparado e executado por estudantes da USP e é aberto a outras instituições brasileiras e internacionais.

Na edição deste ano, os participantes focarão no tema “Desafiando Fronteiras: Perspectivas Pós-Ocidentais”, onde contarão com 11 comitês: Banco Islâmico de Desenvolvimento; Comitê Intergovernamental para a Promoção do Retorno da Propriedade Cultural; Comissão Oceanográfica Internacional; Comitê Sobre Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais da União Africana; Hong Kong Handover; International Institute for Democracy and Electoral Assistance; Fundo Monetário Internacional; Comitê de Imprensa; Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres; Teatro de Operações do Extremo Oriente; e BRICS. Este último dedica-se à simulação da cúpula dos BRICS que, este ano, é presidida pelo Brasil.

Participantes podem se inscrever em quatro modalidades, sendo elas: delegação, chefe de delegação (responsável por reportar as críticas e sugestões dos seus delegados durante as reuniões de chefe de delegação, entre outras responsabilidades), delegação completa (mais de 10 delegados inscritos) ou vaga social (dedicadas àqueles que não podem pagar a inscrição do evento).