Not Too Young to Run: nova campanha da ONU alerta para falta de jovens concorrendo a cargos públicos

A Organização das Nações Unidas lançou hoje uma campanha voltada para o engajamento político de pessoas com menos de 20 anos –  representantes de metade da população mundial. Denominada “Not Too Young To Run”, ou “não tão jovem para concorrer”, a ação é pensada para que a população juvenil se interesse e participe dos processos políticos da sua cidade, estado ou país, estabelecendo uma agenda que também contemple seus interesses.

not-too-young-to-run-fatos

51% da população mundial está abaixo de 30 anos, mas apenas 2% são membros dos parlamentos (Fonte: NotTooYoungToRun/ONU)

No Brasil, o cenário é exatamente esse: apesar de a população jovem do país ser a maioria entre as faixas etárias, sendo quase um terço da população brasileira, apenas 8 deputados federais tem até 25 anos, irrisórios 1,5%. O senador mais jovem tem 36 anos – e essa realidade é espelhada em Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Prefeituras país afora. No planeta, 51% são jovens, mas apenas 2% são membro de algum tipo de organização política, como parlamentos.

A idade média dos líderes mundiais, segundo a ONU, é de 62 anos – e campanha das Nações Unidas propõe virar esse jogo.

 

not-too-young-to-run-fatos2

Equador, Finlândia, Noruega e Suécia são os únicos países onde mais de 10% dos membros do parlamento tem menos de 30 anos (Fonte: NotTooYoungToRun/ONU)

Inspirado no movimento de mesmo nome que nasceu na Nigéria, a Proposta da Not Too Young To Run propõe a assessoria de jovens que queiram se candidatar a cargos eletivos de países democráticos, buscando assim a quebra de um dos paradigmas mais tradicionais da política: “Se você é velho demais para votar, você é velho demais para concorrer”.

A ação “Not Too Young to Run”, que conta com o apoio de agências parceiras da ONU como o PNUD e a ACNUDH, já está online pelo site da ideia. Vale a pena dar uma olhada – quem sabe não seja você o próximo a mudar sua cidade, seu estado ou seu país?