Nova iniciativa da Global Attitude, LoveUK promove educação britânica no Brasil

“O objetivo da LoveUK Brasil é promover todo o potencial da educação e cultura britânica entre universitários brasileiros”. É assim que Rodrigo Reis descreve a nova iniciativa do Instituto Global Attitude, do qual é fundador. A LoveUK Brasil trabalha em parceria com algumas das melhores escolas do Reino Unido, além de auxiliar os futuros intercambistas durante todo o processo seletivo e obtenção dos documentos para a viagem.

Por enquanto, a maioria dos estudantes brasileiros aponta o Canadá como primeira opção ao realizar um intercâmbio – de acordo com a pesquisa da Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), que coloca os Estados Unidos em segundo lugar no ranking. Com isso em mente, a iniciativa quer mostrar que o Reino Unido oferece universidades de alta qualidade, com centros de pesquisa e ensino inovadores, além de programas de curta duração, graduação, mestrado e doutorado.

LoveUK e Global Attitude representarão a Goldsmith University of London em feira de ensino britânico neste fim de semana (foto: British Council)

LoveUK e Global Attitude representarão a Goldsmith, University of London, em feira de ensino britânico neste fim de semana (foto: British Council)

A LoveUK trouxe sua experiência do México, país em que atua desde 2009. Nesse período, já enviou mais de 350 jovens latino-americanos ao exterior. Os resultados impressionam: enquanto cerca de 30% dos estudantes latino-americanos têm seus vistos negados ao tentar entrar no Reino Unido, com a ajuda da LoveUK, o índice caiu para 3%. Cahir Connoly, diretor da iniciativa no México, afirma que esse é seu ponto forte: “Guiar os universitários passo a passo, desde a primeira reunião até que eles estejam instalados e felizes em sua universidade britânica”.

UK Universities Tour

O primeiros a conferirem a LoveUK Brasil serão os gaúchos: nesse sábado, acontece em Porto Alegre o UK Universities Tour, que reúne representantes de algumas das melhores universidades britânicas para tirar dúvidas dos estudantes brasileiros quanto ao processo de inscrição, opções de curso e estilo de vida.  O evento conta ainda com palestras de orientação sobre testes de proficiência na língua inglesa e possibilidades de bolsas de estudo. “Todas as universidades que representamos possuem bolsas para alunos estrangeiros; outras, têm bolsas específicas para estudantes latino-americanos”, garante Connoly, que vai participar da feira. Os cursos oferecidos pela LoveUK Brasil podem ser alternativas para brasileiros que procuram programas governamentais como o Ciência sem Fronteiras (que passa por um corte de gastos) para estudar no exterior.

O UK Universities Tour acontece no dia 20/02, sábado, das 14h às 19h, no Sheraton Hotel Porto Alegre (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento). A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição no site. O evento vai, em seguida, para outras duas capitais: Brasília (23/02) e Recife (25/02).