High-Level Political Forum on Sustainable Development

3_HLPFonSustainableDevelopment_2014

O Economics and Social Council (ECOSOC) é um dos seis principais órgãos da ONU, que funciona como uma plataforma para debate sobre desenvolvimento sustentável, envolvendo questões sociais, econômicas e ambientais, e implementação de metas internacionais de desenvolvimento.

Atualmente, o ECOSOC possui 54 membros, sendo que cada país permanece no conselho por, no mínimo, três anos. A escolha da membresia é feita pela Assembleia Geral da ONU, a partir da representação geográfica: 14 lugares para Estados africanos, 11 para asiáticos, 6 para Europa Ocidental, 10 para América Latina e Caribe, e 13 para Europa e demais Estados.

Desde 2013, o ECOSOC e a Assembleia Geral da ONU coordenam o High Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF).

 

High-Level Political Forum on Sustainable Development

High-Level Political Forum on Sustainable Development é o fórum anual do ECOSOC – comandado pela Assembleia Geral da ONU de 4 em 4 anos – que debate sobre desenvolvimento sustentável.

Participam do ECOSOC HLPF on Sustainable Development ministros, oficiais sênior de governo, o Sistema das Nações Unidas, organizações internacionais, a sociedade civil e stakeholders. Já discursaram durante o evento Ban Ki-Moon, Secretário Geral das Nações Unidas;  John Ashe, Presidente da Assembleia Geral; Min Zhu, Terceiro Vice-diretor-gerente do FMI; e Yonov Frederick Agah, Vice Diretor-geral da OMC.

Em 2016, um representante do Instituto Global Attitude participou do fórum e apresentou uma série de recomendações sobre como a juventude e os países-membros podem agir em cooperação para atingir as metas previstas na Agenda 2030. Desde então, o Instituto seleciona jovens líderes todos os anos para compor a delegação do High-Level, um dos fóruns mais requisitados e concorridos para participar.

  • Categories: Desenvolvimento Sustentável
  • Ano de Fundação: 1946
  • Sede: Nova Iorque, EUA