Euro-BRICS (UE, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)

1_Euro-BRICS - Foto: Ana de Oliveira_AIG-MRE

Euro-BRICS é uma aliança de cooperação internacional formada por países da União Europeia e do BRICS com o objetivo de aproximar os países dos dois blocos regionais em diversos âmbitos, como diplomacia, comércio, tecnologia, cooperação técnica, entre outros.

A organização LEAP (Laboratoire Européen d’Anticipation Politique) promove o Euro-BRICS Seminar, plataforma para integração e debate de questões em prol de um mundo multipolar pacífico e próspero. O evento é voltado a representantes dos ministérios das Relações Exteriores dos países do BRICS e União Europeia e entidades supranacionais (União Europeia, Mercosul). No ano passado, a 5ª edição do seminário aconteceu em 8 de junho de 2015, em Helsínquia, capital da Finlândia, sob o tema geral “Regional integrations as a model for 21st century multipolar global governance”.

Com o intuito de viabilizar a discussão também entre jovens representantes dos países do BRICS e da União Europeia, foi criado o Euro-BRICS Young Leaders Summit, cuja primeira edição foi em 2015.

 

 Euro-BRICS Young Leaders Summit

A primeira edição do Euro-BRICS Young Leaders Summit reuniu diplomatas e membros da sociedade civil, 5 representantes jovens de cada um dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e 25 jovens da União Europeia. O encontro ocorreu nos dias 8 e 9 de junho em Helsínquia, capital da Finlândia.

Em 2016, o Euro-BRICS Young Leaders Summit acontecerá em Nova Deli, capital da Índia, com foco em sustentabilidade. O objetivo é “expandir horizontes e buscar soluções sustentáveis através dos sete pilares de fundação do EBYL Summit”. São eles: paz, democracia, sustentabilidade, modernidade, inovação, mobilidade e diversidade.

Os jovens delegados, que devem ter entre 18 e 35 anos, participarão do programa entre os dias 23 e 26 de março. Uma experiência voluntária pós-evento, marcada para os dias 27, 28 e 29 de março, será um próximo passo possível para os participantes, com o objetivo de potencializar o entendimento intercultural sobre sustentabilidade. A agenda preliminar do evento pode ser vista aqui.

  • Categories: Bloco Regional
  • Ano de Fundação: 2009
  • Sede: Rotativa
  • Número de membros: 5 países + União Europeia