Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional

Lagarde Banco Mundial FMIWorld Bank é uma instituição financeira internacional que busca erradicar a pobreza extrema em todo o mundo e promover a riqueza compartilhada. O International Monetary Found (IMF) é uma organização que fomenta a cooperação monetária internacional, a estabilidade das taxas de câmbio e o crescimento equilibrado do comércio internacional, além de auxiliar seus membros em momentros de crise financeira e na redução da pobreza.

Tanto o World Bank como o IMF possuem 188 países-membros. Cada um deles detém um determinado número de cotas no Banco Mundial e no Fundo, calculadas em função da capacidade econômica. O poder de voto dos países-membros corresponde às suas cotas.

Anualmente, ambas as instituições organizam o Spring Meetings e o Annual Meetings, promovendo reuniões com ministros e altos funcionários governamentais, aliadas a seminários, palestras, coletivas de imprensa e outros eventos com foco na economia global, desenvolvimento internacional e mercados financeiros.

 

Spring Meetings

A cada primavera no Hemisfério Norte, milhares de funcionários governamentais de todo o mundo, jornalistas, organizações da sociedade civil, acadêmicos e membros do setor privado se reúnem em Washington D.C., nos EUA, para o Spring Meetings. No centro do encontro estão as reuniões conjuntas do Comitê Monetário e Financeiro Internacional do IMF e do Comitê de Desenvolvimento do World Bank.

Em 2016, o Spring Meetings acontecerá dos dias 15 a 17 de abril, e o Civil Society Policy Forum, que promove discussões entre funcionários do WB/IMF e membros da Sociedade Civil, entre 11 e 15 de abril. 

 

Annual Meetings

O Annual Meetings conta com a presença do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, a diretora-gerente do IMF, Christine Lagarde, e os ministros das Finanças de todo o mundo. São encontros que ocorrem antes das reuniões do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, do Comitê de Desenvolvimento, do Grupo dos Dez e do Grupo dos Vinte e Quatro. Neles, o Conselho de Governadores discute questões monetárias internacionais, aprovando resoluções correspondentes para a implementação de novas políticas financeiras. Ao final, o Fundo Monetário Internacional, assim como vários outros grupos, emite o Final Communiqué.

Em 2016, o Annual Meetings acontecerá entre os dias 7 e 9 de outubro.

  • Categories: Economia
  • Ano de Fundação: 1944
  • Sede: Washington D.C. - EUA
  • Numero de Membros: 188 países