Grupo dos 20 e Youth 20 – G20 e Y20

y20

O G20 é o principal forum de cooperação econômica internacional. Foi criado em 1999 com o objetivo de favorecer a negociação entre os países-membros, após sucessivas crises econômicas. Desde então, promove discussões sobre questões políticas relacionadas, principalmente, à estabilidade financeira internacional.

Fazem parte do G20 19 países – os membros do G8 e outros 11 emergentes – e a União Europeia. A intenção é unir em um mesmo espaço grandes potências e nações em desenvolvimento, mantendo a estrutura de 20 membros.

Esse encontro é feito anualmente e conta com a participação dos ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais dos países integrantes. A União Europeia é representada pelo Banco Central Europeu e pela Presidência do Conselho Europeu. Banco Mundial, FMI, Comitê Monetário e Financeiro Internacional e Comitê de Desenvolvimento participam também por meio de representantes.

 

Youth 20: Y20 Summit

O Y20 é o evento oficial do G20 para jovens dos países-membros. O fórum oferece uma plataforma para que eles se comuniquem com líderes mundiais sobre temas relevantes da agenda internacional – e redijam um documento, ao fim do processo, compilando recomendações para os líderes dos 20 países mais ricos do mundo.

Em reuniões passadas, delegações do Diplomacia Civil se reuniram privadamente com o presidente russo Vladimir Putin, assistiram palestras com o Primeiro Ministro Chines Li Keqiang e Ministro das Relações Exteriores Frances Alain Juppé, entre atividades culturais e outros.

Assista aos vídeos oficiais do Y20 Turquia 2015, Y20 Australia 2014 e Y20 Russia 2013.

A próxima edição do Y20 acontece em julho de 2016, nas cidades de Pequim e Xangai, na China.

  • Categories: Economia, Política
  • Ano de Fundação: 1999
  • Sede: Rotativa
  • Numero de Membros: 19 países + União Europeia