Org. para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

2_OECDForum_2014

A Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando líderes europeus se deram conta que a melhor forma de promover a paz estava no incentivo à cooperação e reconstrução. Hoje, visa promover políticas que beneficiem a economia e o bem-estar social das pessoas ao redor do mundo.

É formada por 34 nações, as quais, dentro da própria organização, têm poder aquisitivo proporcional ao tamanho de suas economias. Ou seja, os Estados Unidos, por exemplo, detém 22% do budget, seguido pelo Japão.

A OECD realiza anualmente o OECD Forum, que conta com a presença de stakeholders e membros da organização.

 

OECD Forum

O OECD Forum propõe o debate dos temas mais urgentes da agenda internacional, reunindo grandes executivos dos setores público, privado e setor social, bem como a academia e os representantes da própria OECD.

Em anos anteriores, o fórum já contou com a presença de porta-vozes como Hillary Clinton (Secretária de Estado dos Estados Unidos, Rania Al Abdullah (Rainha da Jordânia), Laurent Abadie (Chairman e CEO da Panasonic Corporation), Angel Gurría (Secretário-Geral da OECD), Jason Furman (Chairman do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca), Kumi Naidoo (Diretor Executivo do Greenpeace International) e Cristina Terra (Professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Em 2015, com o tema “Investindo no Futuro: Pessoas, Planeta e Prosperidade”, o evento reuniu mais de 2 mil participantes de 80 países.

O OECD 2016 teve como temática “Economias Produtivas, Sociedades Inclusivas”. Dentre os tópicos discutidos durante o encontro estavam: migração, inovação e economia digital, crescimento inclusivo e colaboração internacional. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

O OECD Forum de 2017 tem como tema norteador “Working together to achieve the Sustainable Development Goals” e a proposta é promover o encontro entre atores de diferentes setores da sociedade para debater quais os principais desafios para o desenvolvimento sustentável. O encontro será entre 4 e 9 de junho, em Paris. 

  • Categories: Economia
  • Ano de Fundação: 1961
  • Sede: Paris, França
  • Número de membros: 34 países