A Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando líderes europeus se deram conta que a melhor forma de promover a paz estava no incentivo à cooperação e reconstrução. Hoje, visa promover políticas que beneficiem a economia e o bem-estar social das pessoas ao redor do mundo.
É formada por 34 nações, as quais, dentro da própria organização, têm poder aquisitivo proporcional ao tamanho de suas economias. Ou seja, os Estados Unidos, por exemplo, detém 22% do budget, seguido pelo Japão.
A OECD realiza anualmente o OECD Forum, que conta com a presença de stakeholders e membros da organização.
O OECD Forum propõe o debate dos temas mais urgentes da agenda internacional, reunindo grandes executivos dos setores público, privado e setor social, bem como a academia e os representantes da própria OECD.
Em anos anteriores, o fórum já contou com a presença de porta-vozes como Hillary Clinton (Secretária de Estado dos Estados Unidos, Rania Al Abdullah (Rainha da Jordânia), Laurent Abadie (Chairman e CEO da Panasonic Corporation), Angel Gurría (Secretário-Geral da OECD), Jason Furman (Chairman do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca), Kumi Naidoo (Diretor Executivo do Greenpeace International) e Cristina Terra (Professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas). Em 2015, com o tema “Investindo no Futuro: Pessoas, Planeta e Prosperidade”, o evento reuniu mais de 2 mil participantes de 80 países.