Organização dos Estados Americanos

A Organization of American States é o mais antigo organismo regional do mundo. Foi criada com o objetivo de estabelecer paz e justiça em cada um dos seus países-membros, despertando o espírito de solidariedade e colaboração entre os mesmos, além de resultar em integridade territorial e independência. Hoje, a OAS trabalha a partir de 4 pilares – democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.

É formada pelos 35 países independentes do continente americano, sendo que 21 deles fazem parte da organização desde o seu surgimento, em 1948, em Bogotá, na Colômbia. Barbabos, Trinidad e Tobago, Jamaica, Grenada, Suriname, Dominica, Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Bahamas, St. Kitts e Nevis, Canadá, Belize e Guiana se tornaram membros posteriormente.

Juntos, esses países constituem o principal fórum governamental político da região, o Summit of the Americas, que reúne chefes de Estado e de Governo dos países membros para discutir aspectos políticos em comum.

 

Summit of the Americas

A cada três anos, os 35 países-membros da OAS se reúnem para debater as prioridades e necessidades políticas de cada um deles, com o objetivo de preservar a comunidade como um todo, fortalecendo, assim, o sistema democrático, a boa governança e as interrelações entre a democracia e as questões socioeconômicas.

Em 2015, a conferência ocorreu na Cidade do Panamá, no Panamá, dias antes do Young Americas Forum, que promove a participação de jovens no Summit of the Americas por meio de debates que visam definir recomendações acerca dos temas prioritários da OAS. O próximo Summit of the Americas será organizado no Peru, em 2018. Conheça os eventos anteriores aqui.

  • Categories: Bloco Regional, Política
  • Ano de Fundação: 1948
  • Sede: Washington D.C., EUA
  • Número de membros: 35 países