A World Trade Organization é a única organização internacional global que trata das regras do comércio entre países. Sua responsabilidade é criar acordos que são negociados, assinados pela maioria das nações comerciais representadas e ratificados por seus respectivos parlamentos. O objetivo da organização é ajudar produtores, exportadores e importadores a conduzir melhor seus negócios.
A WTO é composta, atualmente, por 160 países-membros. Todos os Estados ou territórios aduaneiros com autonomia de aplicação de políticas comerciais têm direito a integrar a organização, contanto que estejam de acordo com algumas condições da organização. O processo de integração da WTO dura 4 etapas.
Anualmente, a WTO organiza o Public Forum, evento no qual governos, ONGs, acadêmicos, empresas e estudantes se reúnem para discutir aspectos do sistema de comércio internacional.
O Public Forum da WTO é um local para debate de assuntos relacionados ao comércio mundial, visando propor maneiras de melhorar o sistema multilateral. Ele recebe anualmente mais de 1500 representantes de governos, organizações não-governamentais, acadêmicos, empresas e jovens. Cada edição do evento se baseia em um tema central diferente.
Em edições passadas, integrantes da delegação brasileira assistiram a palestras com Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, e o presidente do Kenya, Uhuru Muigai Kenyatta, e ainda tiveram a chance de visitar a sede das Nações Unidas em Genebra, entre outras atividades culturais e sociais.