Organização Mundial do Comércio

 

OMC

A World Trade Organization é a única organização internacional global que trata das regras do comércio entre países. Sua responsabilidade é criar acordos que são negociados, assinados pela maioria das nações comerciais representadas e ratificados por seus respectivos parlamentos. O objetivo da organização é ajudar produtores, exportadores e importadores a conduzir melhor seus negócios.

A WTO é composta, atualmente, por 160 países-membros. Todos os Estados ou territórios aduaneiros com autonomia de aplicação de políticas comerciais têm direito a integrar a organização, contanto que estejam de acordo com algumas condições da organização. O processo de integração da WTO dura 4 etapas.

Anualmente, a WTO organiza o Public Forum, evento no qual governos, ONGs, acadêmicos, empresas e estudantes se reúnem para discutir aspectos do sistema de comércio internacional.

 

Public Forum

O Public Forum da WTO é um local para debate de assuntos relacionados ao comércio mundial, visando propor maneiras de melhorar o sistema multilateral. Ele recebe anualmente mais de 1500 representantes de governos, organizações não-governamentais, acadêmicos, empresas e jovens. Cada edição do evento se baseia em um tema central diferente.

Em edições passadas, integrantes da delegação brasileira assistiram a palestras com Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU,  e o presidente do Kenya, Uhuru Muigai Kenyatta, e ainda tiveram a chance de visitar a sede das Nações Unidas em Genebra, entre outras atividades culturais e sociais.

O Public Forum 2015 ocorreu em Genebra, na Suíça – na sede da WTO – entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com o tema “Trade Works”. Esse ano, o Public Forum também acontece em Genebra, de 27 a 29 de setembro, com tema “Comércio Inclusivo”.

  • Categories: Economia
  • Ano de Fundação: 1995
  • Sede: Genebra, Suiça
  • Numero de Membros: 160 países