Org. das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial

2_VEF_2013 - Foto: UNIDO/Gerhard Fally

Criada em 1966 e estabilizada como agência especializada da ONU em 1985, a United Nations Industrial Development Organization (UNIDO) é responsável por promover o desenvolvimento industrial para redução da pobreza, globalização inclusiva e sustentabilidade ambiental.

Com apoio técnico, implementação de projetos e disseminação de conhecimento ligado à indústria, a UNIDO visa atingir a redução da pobreza por meio de atividades produtivas e integração de países em desenvolvimento no comércio global, pela capacitação, promoção da sustentabilidade ambiental na indústria e melhora do acesso à energia.

Para ser considerado membro da UNIDO, o país deve fazer parte da sua Constituição. A UNIDO, por meio de sua Conferência Geral, também possui o direito de convocar países para integrarem a Organização. A condição de observador é livre, mediante pedido, sujeito à aprovação da ONU. Atualmente, a United Nations Industrial Development Organization é formada por 172 países-membros.

A cada 2 anos, a UNIDO realiza o Vienna Energy Forum, focado em energias sustentáveis para um desenvolvimento inclusivo.

 

Vienna Energy Forum

O Vienna Energy Forum ocorre desde 2009, por uma iniciativa conjunta do governo austríaco, da UNIDO e do Institute for Applied Systems Analysis, com o intuito de ser uma plataforma multi-setorial de debate de soluções práticas para uma economia sustentável e propagação de princípios de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O VEF reúne chefes de Estado, ministros, especialistas em energia, representantes de organizações internacionais e não-governamentais, acadêmicos, setor privado e sociedade civil.

Em sua última edição, em 2015, o fórum reuniu mais de 80 países, incluindo 25 ministros, legisladores, especialistas e representantes do terceiro setor e sociedade civil sob o tema “Energia Sustentável para Desenvolvimento Inclusivo”.

O VEF 2015 possuiu importância especial na agenda global, pois aconteceu meses antes da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável e a COP21, eventos da ONU com impacto nas decisões globais sobre clima e desenvolvimento sustentável.

A conferência de 2017 adotou como tema “Sustainable energy for the implementation of the SDGs and the Paris Agreement” e propõe uma abordagem holística da questão energética, com discussões temáticas sobre energia verde, inovação e sustentabilidade, e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O fórum deste ano acontece entre os dias 7 e 13 de maio, e é possível encontrar mais informações sobre os paineis e palestrantes no site do evento

  • Categories: Desenvolvimento Sustentável
  • Ano de Fundação: 1966
  • Sede: Viena
  • Número de membros: 172 países