Org. das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura

destaque

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é uma agência global que busca contribuir para a paz e a segurança mundial por meio da promoção da educação, cultura, ciência e comunicação.

Conhecida como a organização intelectual das Nações Unidas, além de salvaguardar patrimônios culturais – estimulando iniciativas criativas, tradições orais, pesquisas e incentivo a leitura – a agência também promove a livre circulação de ideias, a liberdade de imprensa e a diversidade/pluralismo dos meios de informação. Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural.

Composta atualmente por 195 países e sete membros associados, a UNESCO foi fundada em novembro de 1946. Com sede em Paris, na França, a organização promove a cada dois anos a UNESCO General Conference, que busca estreitar o diálogo entre os países-membros, além de promover melhorias no campo da educação global.

 

 UNESCO General Conference

A Conferência Geral acontece a cada dois anos e é composta pelos representantes dos Estados-Membros da Organização e Membros Associados, juntamente com observadores de Estados não membros, organizações intergovernamentais e organizações não-governamentais (ONGs). Cada país tem um voto, independentemente da sua dimensão ou do âmbito da sua contribuição para o orçamento.

A Conferência Geral determina as políticas e as principais linhas de trabalho da Organização. Seu dever é definir os programas e orçamento da UNESCO. Também elege os membros do Conselho Executivo e designa, a cada quatro anos, o Diretor-Geral. As línguas de trabalho da Conferência Geral são Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol.

 

 UNESCO Youth Forum

O UNESCO Youth Forum funciona como um dos poucos mecanismos regulares de participação da sociedade civil: a conferência permite que os participantes, jovens entre 18 e 24 anos, apresentem recomendações globais a representantes dos Estados-Membros, assegurando que as vozes das futuras gerações continuem no centro da agenda internacional.

Em sua 9º edição, em 2015, o fórum jovem da UNESCO reuniu mais de 500 jovens, de todo o mundo, sob o tema “Jovens cidadãos globais para um planeta sustentável”. Os debates abordaram assuntos inerentes à agenda pós-2015, como educação, desenvolvimento sustentável, empregabilidade, diversidade, cultura e paz, bem como questões relativas às alterações climáticas, alusivas aos debates globais em torno da 21ª edição da COP21.

Sendo um evento bienal, a 10ª edição do UNESCO Youth Forum acontece em 2017, em Paris, na França, com datas ainda por confirmar. Ele deve ser parte integral da 39ª Conferência Geral da UNESCO.

  • Categories: Desenvolvimento Sustentável, Política
  • Ano de fundação: 1946
  • Sede: Paris, França
  • Número de membros: 195