Programa da ONU para Assentamentos Humanos

gfedtr

O Programa da ONU para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) é uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à promoção de cidades social e ambientalmente sustentáveis, atuando na disponibilização de abrigo adequado a todos.

Mandatado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1978, para resolver questões de crescimento urbano, o UN-Habitat tem sede em Nairóbi (Quênia) e está ativo em mais de 70 países, focando-se na construção de um futuro melhor para aldeias, vila e cidades de todos os tamanhos.

O programa oferece um variado leque de projetos como reconstrução pós-desastre no Haiti, crescimento de favelas e problemas de habitação na República Democrática do Congo e apoio à Organização dos Estados do Caribe Oriental para desenvolver uma política de diretrizes para a terra.

O UN-Habitat é composto por 58 Estados membros, eleitos pelo Conselho Econômico e Social da Assmbleia Geral da ONU (ECOSOC), com reuniões a cada dois anos.

Habitat III
O Habitat III é a primeira cúpula global da ONU após a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus objetivos, oferecendo uma oportunidade única para discutir o desafio de como cidades, vilas e aldeias são planejadas e geridas de forma que cumpram seu papel de propulsores do desenvolvimento sustentável.

Em 2016, o evento chega à sua terceira edição (com a primeira edição em Vancouver, 1976, e a segunda em Istambul, 1996) e foca na temática da habitação e desenvolvimento sustentável urbano.

A conferência propõe reunir diversos atores urbanos como governos, autoridades locais, sociedade civil, setor privado, instituições acadêmicas, entre outros para discutir as políticas urbanas e habitacionais que afetam o futuro das cidades. O objetivo é gerar uma “Nova Agenda Urbana” para o século 21, reconhecendo as mudanças da civilização humana.

Neste ano, o Habitat III acontece nos dias 17 a 20 de outubro, em Quito (Equador).

  • Categories: Desenvolvimento Sustentável
  • Ano de Fundação: 1978
  • Sede: Nairóbi, Quênia
  • Número de Membros: 58