Spring Meetings

Anualmente, as instituições financeiras internacionais – Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial – organizam dois eventos: o Spring Meetings e o Annual Meetings. Os eventos são fóruns de discussão em que ocorrem reuniões entre ministros e altos funcionários governamentais, seminários, palestras, coletivas de imprensa e outros eventos paralelos com foco na economia global, cooperação e mercado internacional financeiro.

A cada primavera no Hemisfério Norte, milhares de funcionários governamentais de todo o mundo, jornalistas, organizações da sociedade civil, acadêmicos e membros do setor privado se reúnem em Washington D.C., nos EUA, onde fica a sede do FMI, para o Spring Meetings. No centro do encontro estão as reuniões conjuntas do Comitê Monetário e Financeiro Internacional do FMI e do Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

 

O que é FMI e Banco Mundial

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que busca erradicar a pobreza extrema em todo o mundo e promover a riqueza compartilhada. O Fundo Monetário Internacional (FMI), por sua vez, é uma organização que fomenta a cooperação monetária, a estabilidade das taxas de câmbio e o desenvolvimento e crescimento equilibrados do comércio internacional, além de auxiliar seus membros em momentos de crise financeira e na redução da pobreza.

Tanto o Banco Mundial como o Fundo Monetário Internacional possuem 189 países-membros. Cada um deles detém um determinado número de cotas no Banco Mundial e FMI, calculadas em função da capacidade econômica. O poder de voto dos países-membros corresponde às suas cotas.

Ficou interessado? Leia o Edital de Participação!

Público-alvo do Spring Meetings: 

Jovens de 18 a 35.
Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Economia, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Finanças, Cooperação, entre outras.
Com conhecimento de inglês suficiente para acompanhar as discussões.

 

A Participação da Delegação do Diplomacia Civil no Spring Meetings: 

A delegação participa como observadora nas atividades do fórum e tem acesso às plenárias públicas, às mesas redondas, sessões de perguntas e respostas e às publicações lançadas no fórum. A participação ativa, quando há a abertura para tal, é voluntária e incentivada. Alguns fóruns possuem atividades complementares, eventos paralelos e, ainda, dinâmicas voltadas para o público jovem.
Como bônus, a delegação do Diplomacia Civil participa de reuniões exclusivas marcadas pelos coordenadores do programa com membros do corpo diplomático brasileiro, ativistas, empreendedores sociais, parlamentares, membros de organizações internacionais, entre outros, a depender do tema do fórum. 

 

Spring Meetings – Quando e onde: 

O Spring Meetings acontece em Abril, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington DC (EUA).
A viagem do Diplomacia Civil será entre os dias 12 e 19 de abril de 2020.

 

 

Veja as fotos das delegações que foram às edições anteriores do Spring Meetings:

Delegados e delegadas do Diplomacia Civil no Annual Meetings 2018, realizado em Bali, Indonésia

Delegação enviada pelo Diplomacia Civil ao Spring Meetings 2019

Os delegados aproveitaram os intervalos da conferência para conhecer e fotografar os pontos turísticos de Washington, EUA

  • Categories: Economia
  • Ano de Fundação: 1944
  • Sede: Washington D.C. - EUA