O Programa da ONU para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) é uma agência especializada das Nações Unidas dedicada à promoção de cidades social e ambientalmente sustentáveis, atuando na disponibilização de abrigo adequado a todos.
Mandatado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1978, para resolver questões de crescimento urbano, o UN-Habitat tem sede em Nairóbi (Quênia) e está ativo em mais de 70 países, focando-se na construção de um futuro melhor para aldeias, vila e cidades de todos os tamanhos.
O programa oferece um variado leque de projetos como reconstrução pós-desastre no Haiti, crescimento de favelas e problemas de habitação na República Democrática do Congo e apoio à Organização dos Estados do Caribe Oriental para desenvolver uma política de diretrizes para a terra.
O UN-Habitat é composto por 58 Estados membros, eleitos pelo Conselho Econômico e Social da Assembleia Geral da ONU (ECOSOC), com reuniões a cada dois anos.
World Urban Forum
Realizado desde 2002, o fórum reúne uma vasta gama de especialistas de diversas áreas entre representantes de governos locais, regionais e nacionais, organizações não-governamentais, iniciativas comunitárias, acadêmicos, profissionais de pesquisa, setor privado, instituições de desenvolvimento financeiro, fundações, imprensa, membros de diversos órgãos da ONU e demais agências internacionais.
Com milhares de participantes, o WUF é conhecido como o maior evento global de interação no campo do desenvolvimento sustentável urbano.