Quase sem carros, bairro alemão dá aula de desenvolvimento sustentável

Por Biah Percinoto

Tema da nona edição do fórum jovem da UNESCO, o conceito de crescimento sustentável vem ganhando centenas de adeptos que buscam uma melhor qualidade de vida dentro das cidades, e agora já tem um modelo vivo a ser seguido: com resoluções sustentáveis efetivas que vão além da política da boa vizinhança, o bairro de Vauban, localizado em Freiburg, na Alemanha, gera sua própria energia individual limpa, recicla 65% dos resíduos gerados pelos seus 5.000 habitantes e quase não tem carro.

Implementado nos anos 90, no terreno de uma antiga base militar francesa, o projeto da comunidade envolveu desde encontros comunitários sobre uso consciente de energia, até a construção de casas que funcionam como pequenas usinas de energia elétrica. Por gerarem mais energia do que consomem, todo o excedente fornecido individualmente é cedido à rede pública do bairro.

Todas as moradias ainda contam com um sistema de captação de água da chuva, utilizada para irrigação e uso sanitário.

diplomacia-civil-sustentabilidade

Em 2009 o número de pessoas que não usam carro no bairro chegou a 70%

diploma-civil-sustentabilidade2

Suas grandes janelas isolantes permitem a passagem de iluminação e aquecimento natural, no inverno

Seu conceito de bioclimatismo utiliza as varandas das casas como meio de impedir a entrada direta de calor nas casas, no verão, enquanto suas grandes janelas isolantes permitem a passagem de iluminação e aquecimento natural sem comprometer o conforto ambiental interno, no inverno.

Bondes que se locomovem sobre tapetes de gramas, bicicletas e caminhadas são os principais meios de transporte da população de Vauban. Em 2009 o número de pessoas que não usam carro no bairro chegou a 70%.

Quer conhecer melhor este projeto? Estão disponíveis no site oficial de Vauban todas as políticas de reciclagem, mobilidade e energia lá aplicadas.

glbal-attitude-sustentabilidade

Bondes que se locomovem sobre tapetes de gramas estão entre os meios de locomoção mais utilizados no bairro

global-attitude-sustentabilidade2

O projeto da comunidade envolveu desde encontros comunitários sobre uso consciente de energia

Todas as imagens via Vauban.