Como Participar

Informações Práticas

A jornada de um delegado do programa Diplomacia Civil envolve preparação. Nossa equipe acompanha de perto os participantes selecionados durante sua pesquisa sobre a temática do evento, capacitação, emissão de visto e viagem internacional.

Futuros líderes brasileiros

Os participantes selecionados possuem grande potencial transformador e interesse no mundo. O programa vai muito além de apenas uma viagem internacional, agregando inigualável valor acadêmico e profissional.

Acompanhamento 

Um profissional acompanha a delegação em todos os momentos da viagem. Oferecemos todo o suporte necessário para uma estadia segura e confortável.

Pacote de participação

O pacote de participação é pago e inclui: registro no evento escolhido, passagem aérea (ida e volta) para o trecho internacional, translado aeroporto-hotel, acomodação, seguro saúde, assistência na emissão de visto (quando necessário), cartão de visitas personalizado, workshops de capacitação, supervisão durante a redação do artigo e certificado de participação.

Etapas do Programa

Processo de seleção
Para participar de uma de nossas delegações, o candidato deve ter de 18 a 30 anos. Uma vez enviada a inscrição, o candidato passa por um cuidadoso processo de seleção e é avaliado nos seguintes parâmetros:

- Currículo
- Motivação pessoal e profissional para a participação
- Proposta de tema para redação de artigo
pesquisa
Uma vez classificado, o delegado inicia o processo detalhado de pesquisa sobre um tema relativo à agenda do evento e o posicionamento do Brasil no contexto internacional. Essa etapa, com duração de 6-8 semanas, consiste na redação que pode seguir os formatos:

- Artigo de opinião, de 500 a 1000 palavras, expondo um ponto de vista dentro do tema acima citado, argumentando de forma coerente e admissível
Ou
- Artigo de pesquisa, de 2000 a 2500 palavras, com forte foco em recomendações práticas de mudança e/ou ação baseada na temática do evento. O texto deve seguir a estrutura e normas acadêmicas.

Durante o processo de redação, um especialista no tema do evento é designado para orientar individualmente cada delegado, desde o início da pesquisa até a finalização do artigo. Os artigos são publicados no site do Diplomacia Civil e outros veículos de comunicação online.
CAPACITAÇÃO                             
Cada evento possui um programa de capacitação sob medida para os que os delegados maximizem seu entendimento sobre política externa e o Brasil como ator global. Ele pode consistir em workshops (presenciais ou remotos), palestras com especialistas ou viagens a São Paulo ou Brasília para reuniões.

- Workshop de técnicas de networking 
- Workshop de Inglês para negócios
- Treinamento sobre técnicas de negociação internacional
- Palestra na Casa da ONU, Brasília 
- Reunião na Divisão de Política Financeira, Itamaraty - Brasília
- Palestra no Ministério do Trabalho e Emprego, Brasília
VIAGEM INTERNACIONAL E RETORNO
As conferências internacionais com que trabalhamos proporcionam uma experiência única de vivência pessoal, profissional e acadêmica. Nossas delegações têm a oportunidade de assistir a debates, painéis de discussão e interagir com palestrantes - proporcionando uma visão prática sobre o cenário internacional atual nas mais diversas áreas. 

Uma vez de volta ao Brasil, os participantes são agentes multiplicadores das experiências vividas e têm prioridade na participação dos programas organizados pelo Instituto Global Attitude.

etapas do Diplomacia civil

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

Inscrição para participar das delegações é feita online. Nossa equipe realiza o processo seletivo de acordo com as qualificações de cada candidato.

Pesquisa

Aprofundamento na temática do evento e no posicionamento brasileiro por meio de pesquisa e redação de artigo.

CAPACITAÇÃO

Workshops e reuniões são oferecidas, presencial ou virtualmente, com temas como inglês para negócios, técnicas de networking, entre outros.

 evento internacional

Delegação viaja acompanhada de profissional membro do programa. Além do eventoatividades incluem lobbying e reuniões privadas.

retorno ao brasil

Ao retornar, delegados têm a chance de se tornar agentes multiplicadores das pautas debatidas. Passam a integrar uma seleta rede, com prioridade na participação de eventos do Instituto Global Attitude.

Perguntas frequentes

Tenho interesse no programa e quero participar. O que devo fazer?
Escolha a delegacão de sua preferência na aba 'Inscrições' e preencha os dados solicitados. Anexe o seu CV e responda as perguntas atentamente, pois as informações enviadas serão usadas no processo seletivo.
O que o pacote inclui?
Estão inclusos os seguintes serviços para participação em todos os eventos: registro no evento, passagem aérea internacional - ida e volta em classe econômica, hospedagem em quarto duplo, translado aeroporto-hotel, assistência na emissão do vistosupervisão durante a redação do artigo, workshops de capacitação, cartão de visita personalizado e certificado de participação emitido pelo Instituto Global Attitude. 
Quanto tempo dura o programa? Quanto tempo ficarei fora do brasil?
A duração de cada viagem internacional varia de acordo com a conferência e pode durar de 3 a 10 dias. Em média, o programa tem duração de 2 a 3 meses, incluindo a etapa de redação do artigo e a capacitação.
Há necessidade de tirar um visto? Se sim, ele está incluso no pacote?
Não é necessário a emissão de visto para programas na América do Sul e Europa. Caso o evento seja realizado em outros países, como por exemplo EUA, é exigido ter um visto válido emitido junto ao Consulado/Embaixada de sua região de residência. O valor para a emissão do visto não está incluso no pacote.  Nossa equipe tem amplo conhecimento no processo e presta assistência na organização dos documentos necessários, podendo também indicar despachantes para o processo.
Não consigo achar o valor do pacote. Quanto custa?
Após a conclusão do processo de inscrição, enviamos por e-mail os detalhes do programa em que você se inscreveu, incluindo custos e formas de pagamento. Você receberá uma data limite para o pagamento, que pode ser feito por transferência bancária, boleto ou Mercado Pago. As duas últimas opções permitem parcelar o valor. Sua participação só estará confirmada após a confirmação do pagamento.
Há possibilidade de bolsas ou descontos?
O Diplomacia Civil e o Instituto Global Attitude - organização não governamental que coordena o programa - não oferecem nenhum tipo de bolsa ou desconto. No entanto, estamos à disposição para auxiliar interessados em obter bolsas/patrocínios junto a suas universidade ou local de trabalho, disponibilizando os documentos necessários.
Além de um passaporte válido, o que mais preciso para viajar?
Todos os países para os quais organizamos nossas delegações exigem que o seu passaporte seja válido por pelo menos por 6 meses. Outra exigência é que você possua o comprovante de vacinação para febre amarela - e tenha ele em mãos para ser apresentado no aeroporto de entrada. O seguro saúde para a duração da viagem está incluso no pacote - você não precisa se preocupar com ele.
Me restou algumas dúvidas. O que devo fazer?
Não se esqueça de que as informações específicas sobre o evento em que você está se inscrevendo serão enviadas por email ápos a inscrição. Se você ainda tem dúvidas, não hesite em nos mandar um email no contato@diplomaciacivil.org.br